Notícias

MOÇÃO DE APOIO À GREVE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DA BAHIA

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Bahia (ADUNEB - Seção Sindical do Andes - Sindicato Nacional) solidariza-se e apoia os docentes da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia, em greve desde o dia 11 de abril, pelo cumprimento do acordo firmado com o Governo do Estado em novembro passado relativo ao pagamento do Piso Nacional dos Professores respeitando os padrões e graus da tabela do Plano de Carreira, que não vem sendo cumprido pelo Governo Jaques Wagner. 

 

Aliás, essa é uma característica de como o governo Wagner trata a EDUCAÇÃO PÚBLICA no nosso Estado, desrespeitando acordos e pagando salários indignos aos profissionais da educação, como acontece com a Educação Superior, que paga atualmente o pior salário entre as Universidades Estaduais do Nordeste.

 

Além disso, a política da frente popular produziu no sindicalismo em geral, mas particularmente em nossa categoria, grandes estragos tanto do ponto de vista objetivo, quanto subjetivo, que vão desde as profundas distorções salariais, ataques a autonomia das instituições, a carreira dos docentes, sendo que os novos já entram numa situação bastante precarizada e com maiores dificuldades para exercerem plenamente a docência. Adoecimento, produtivismo, fragmentação, etc., são parte do cotidiano docente do século XXI.

Diante do exposto, esta greve tem revelado à população o tratamento que esse Governo tem dado ao funcionalismo público em geral, criminalizando os movimentos paredistas e tornando nossa Educação publica, gratuita e de qualidade, MERCADORIA.

Nessa perspectiva, todo apoio à greve dos professores da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia e repúdio ao governo de todos os nós.

   

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA

ANDES-SN – FILIADO À CSP-CONLUTAS