Notícias

Reunião com Reitor discute Assédio Moral no Departamento de Bom Jesus da Lapa



No dia 25 de novembro, a Diretoria da ADUNEB e mais 13 professores do departamento de Bom Jesus da Lapa se reuniram com o reitor, prof. Lourisvaldo Valentin, a vice – reitora, Adriana Marmori, o pró-reitor de Graduação, prof. José Bites, e o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, prof. Marcelo Ávila, para discutir os casos de Assedio Moral no campus XVII. 

A reunião foi reivindicada pelo grupo de professores com o objetivo de solicitar da administração central agilidade no andamento do processo, protocolado no início de novembro, contra o Diretor Professor Panajotes Lima, acusado de assediar moralmente os professores do departamento. “A situação está insustentável e até ameaça de morte já sofremos. Pedimos que o processo seja apreciado em caráter de urgência”, declara uma das vítimas.

Os professores relataram, ao longo da reunião, o assédio vivido no cotidiano de trabalho e o clima de medo que foi instalado no departamento. De acordo com os professores, o diretor do departamento ameaça, persegue e humilha os professores.

No final da reunião, o reitor reconheceu a situação de assédio e se comprometeu a publicar uma comissão de sindicância para ir ao departamento e apurar o caso. Este é o tramite legal, de acordo com o regimento da UNEB, para que se possa instalar um inquérito administrativo: a comissão irá avaliar se é necessário abrir ou não um inquérito administrativo contra o diretor. Segundo o reitor, a comissão terá, no máximo, 15 dias para sinalizar o resultado da investigação. Por sua vez, a depender do resultado do inquérito, o professor poderá ser exonerado da UNEB.


Veja aqui o Especial da ADUNEB sobre Assédio Moral.

 

obs. No aduneb-mail 416, publicamos que foram 09 professores participantes. No entanto, o n° correto é de 13 participantes.