Notícias

ADUNEB solicita esclarecimentos sobre atraso das Bolsas no PARFOR

No dia 22 de setembro, a ADUNEB entregou um ofício à PROGRAD solicitando esclarecimentos sobre o atraso do pagamento de bolsas do Programa de Formação de Professores da Educação Básica–Plataforma Freire (PARFOR), a redução do número de bolsas, as condições de trabalho nos departamentos e as irregularidades da seleção de alunos (veja aqui). Além disso, a entidade apontou a necessidade de se iniciar um amplo debate com toda a comunidade acadêmica sobre os Programas Especiais na UNEB.

A ADUNEB vem recebendo várias denúncias sobre situações de funcionamento precário dos Programas Especiais, dentre as quais, destacam-se a falta de espaço para realização dos cursos, bem como para suas coordenações funcionarem, e o atraso em até 06 meses do pagamento das bolsas aos professores que trabalham no PARFOR, por exemplo. Mesmo mantendo sua posição crítica quanto ao funcionamento dos Programas Especiais, ressaltando que eles vêem se constituindo como uma universidade paralela à UNEB e nesse sentido, o ideal seria tornarem-se atividade fim da universidade, o sindicato estará alerta e não permitirá qualquer ataque ao direito do trabalhador!

Conforme deliberação do seu último Congresso, a ADUNEB defende que os Programas Especiais sejam objeto de amplo debate, envolvendo todos os segmentos da universidade, em que sejam evidenciados e avaliados o papel social e alcance tanto dos Programas quanto da própria UNEB.