Notícias

Videoconferência discute Resolução 346



Na última segunda-feira, 26/09, ocorreu, por Videoconferência, mais uma discussão sobre as mudanças da Resolução 346/2005 propostas pela PROGRAD.  A videoconferência contou com a participação dos departamentos de Barreiras, Eunápolis, Guanambi, Ipiaú, Seabra, Serrinha, Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas e Jacobina.

No início da atividade, a diretoria da ADUNEB historicizou todo o processo de discussão realizado pelo sindicato desde 2008, quando a PROGRAD anunciou a proposta de alteração da Resolução que normatiza o acompanhamento do Trabalho Docente na UNEB. A ADUNEB destacou que, ao longo desse período, solicitou à Administração Central o adiamento da votação da Resolução no CONSU até a realização de uma discussão ampla com a comunidade acadêmica; incentivou as discussões nos departamentos sobre o tema; realizou assembleias com a categoria para debater esta pauta, bem como constituiu uma comissão interna no sindicato para negociar com a PROGRAD e assegurar que os direitos dos docentes não fossem ameaçados com a alteração da Resolução.

Na videoconferência, foi apresentada a última versão da proposta de alteração da Resolução 346, fruto das discussões e negociações entre ADUNEB e PROGRAD (veja aqui). Alguns pontos destacados pela ADUNEB, ao longo das reuniões com a Pró-Reitoria, foram consensuados, como a exclusão do artigo que impõe a presença do professor no turno do seu curso no período equivalente a, no mínimo, 60% da carga horária de seu regime de trabalho (veja no aduneb-mail anterior os pontos de destaque da ADUNEB e o andamento das negociações com a PROGRAD).

Para a diretoria da ADUNEB, a videoconferência foi bastante rica, pois ressaltou o debate real que a alteração da Resolução 346 traz: qual concepção de universidade nós defendemos? A ADUNEB convoca todos e todas a discutirem a Resolução 346 nos seus departamentos! Vamos decidir os rumos da nossa Universidade

Anexos:
Proposta de Resolução 346