Notícias

42° Encontro da RN III debateu sindicalismo

Professores do ensino superior dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe participaram do 42° Encontro da Regional Nordeste III, que aconteceu nos dias 09 e 10 deste mês, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O professor Dr. Marcelo Badaró da Universidade Federal Fluminense (UFF), abriu os debate do evento com o tema “O Andes-SN no contexto do sindicalismo nacional”. Na sua apresentação, Marcelo Badaró fez um relato histórico dos 30 anos de existência do Andes-SN, lembrando algumas intervenções do sindicato nas políticas de Estado para a Educação. O professor expôs que o Andes-SN não se conformou com a lógica do sindicalismo brasileiro e segue resistindo com sua concepção de sindicato autônomo e democrático. Badaró ainda ressaltou que o Andes-SN serve de referência como um sindicato que se manteve firme na luta pelo projeto de Universidade pública, gratuita e autônoma, bem como das questões de interesse dos docentes.
O segundo dia teve como tema de discussão “As centrais sindicais e a organização da classe trabalhadora”, os palestrantes convidados foram os professores Dr. Marcelo Badaró e Dr. José Vitório Zago, da ADUNIOESTE-SSIND. Durante a apresentação, os palestrantes fizeram um balanço histórico e projeção de desafios das centrais sindicais, chamando a atenção para a fragmentação das classes trabalhadora e sua subordinação ao capitalismo.  Outro ponto discutido foram os problemas com a comunicação, onde foi salientado as dificuldades de conseguir que as grandes mídias divulguem para a sociedade os problemas da Educação, enfrentados pelos sindicatos.

Para o presidente da ADUSC, professor Valter Silva, o encontro foi um importante espaço de troca de conhecimentos e experiências, e de discussão da importância do papel que o Andes-SN desempenha, como um sindicato que mantêm sua independência de governos e partidos.