Notícias

Marcha em Brasília reúne 20 mil manifestantes

A Marcha em Brasília, atividade convocada pela Jornada Nacional de Lutas que ocorreu no último dia 24, reuniu 20 mil manifestantes, entre metalúrgicos, petroleiros, professores universitários, trabalhadores dos Correios, servidores públicos federais, mineradores, bancários, rodoviários, estudantes, ativistas dos movimentos sociais e populares.

As entidades organizadoras da Jornada Nacional de Lutas entregaram ao secretário geral da Presidência, Gilberto Carvalho; ao presidente da Câmara Federal, Marco Maia; e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Aires Brito, as pautas de reivindicação durante a mobilização.

Após o encerramento do ato pelo dirigente da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Luis Carlos Prates, o Mancha, os estudantes se dirigiram para o Ministério da Educação; os integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) foram para o Ministério das Cidades e realizaram um protesto contra os despejos que ocorrem no país devido à construção de obras da Copa do Mundo e da Olimpíada. A Via Campesina foi para o Ministério da Comunicação. Cada setor em luta, categorias em campanha salarial, promoveu, após o ato unifcado, uma atividade específica por suas pautas de reivindicações. Às 15h, aconteceu uma plenária pelos 10% do PIB para a Educação já!

A Marcha demonstrou a importância e a possibilidade de unificar os trabalhadores para denunciar e apresentar uma alternativa à política do Governo Dilma. A ADUNEB esteve presente na Marcha e levou as bandeiras de reivindicação dos professores da UNEB, bem como as bandeiras mais gerais dos trabalhadores.

* Com informações da CSP Conlutas