Notícias

Assembleia reafirma princípios para elaboração do novo calendário



Reunidos em assembleia geral na última terça-feira (19), os professores decidiram manter, como defesa da categoria no processo de elaboração do novo calendário acadêmico, os princípios gerais dos 100 dias letivos, férias docentes em janeiro e calendário unificado para toda a UNEB.

Na ocasião, os docentes destacaram que não é competência da ADUNEB e nem da categoria elaborar o calendário acadêmico da Instituição. De acordo com o Estatuto do sindicato, dos fins, objetivos, prerrogativas e deveres da ADUNEB, cabe a entidade “defender condições adequadas para o bom desempenho do trabalho acadêmico, bem como a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.”

A despeito de não ser competência do sindicato, a ADUNEB tem acompanhado e participado ativamente das discussões sobre calendário acadêmico com o objetivo de garantir a qualidade da Educação e os direitos dos docentes. O sindicato esteve presente nas duas Assembleias Universitárias sobre o tema e realizou três assembleias docentes que discutiram o assunto.

O novo calendário acadêmico, referente aos semestres 2011.1 e 2001.2, será aprovado no próximo CONSU, agendado para o dia 27 de julho. Durante o fechamento do boletim, a PROGRAD enviou o relatório sobre os posicionamentos dos departamentos. A proposta 3, com 107 dias letivos em 2011.1 e férias docentes em Janeiro/2012 teve a maior aceitação.  O CONSU, portanto, deverá apenas ratificar essa decisão.