Notícias

Declaração da Anel reforça luta dos estudantes por 10% do PIB para a educação

A Comissão Executiva Nacional (CEN) da Assembléia Nacional dos Estudantes Livres (Anel) divulgou nesta semana a declaração do 1º congresso realizado pela entidade. O documento “1º Congresso da Anel: O Novo Pede Passagem!” destaca a adesão dos estudantes à luta pela aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação Pública e também à jornada de lutas que está sendo preparada para a segunda quinzena de agosto.

Clara Saraiva, da CEN, avalia, em entrevista divulgada no site da Anel, que o primeiro congresso da entidade foi um grande sucesso. “A Anel saiu de seu primeiro congresso consolidada enquanto entidade e organizando uma camada importante de lutadores para grandes campanhas no próximo semestre”, observa.

Além da confirmação do envolvimento dos Estudantes Livres na luta contra o Plano Nacional de Educação (PNE) defendido pelo governo, Clara aponta que outra grande vitória do movimento foi a valorização não só do debate acerca da  homofobia, mas também do machismo e racismo.

Segundo ela, um dos debates mais presentes foi em relação ao conservadorismo do governo Dilma, que na tentativa de salvar Palocci, acabou cedendo às pressões da bancada reacionária e voltou atrás na proposta de um material educativo nas escolas a serviço de combater a opressão aos LGBT. “O Congresso decidiu que nós vamos responder a esse fato, enchendo as escolas e universidades com um “kit anti-homofobia da Anel”, à serviço da continuidade da luta em prol do PL 122, que criminaliza a homofobia,” conta a representante da Anel.

Confira na íntegra a entrevista.