Notícias

Delegação haitiana visita o Brasil:em Salvador,Conlutas-BA organiza debate com membro da delegação



Do dia 16 a 26 de junho, estará no Brasil uma delegação de três companheiros vindos do Haiti. A vinda da delegação haitiana tem como objetivo retomar iniciativas para impulsionar a Campanha pela retirada das tropas da ONU do Haiti, bem como o cancelamento da divida externa daquele país.

A delegação de três haitianos, Carole Pierre Paul-Jacob, dirigente da organização Solidariedade das Mulheres Haitianas – SOFA, Frantz Dupuche, membro da Plataforma Haitiana em Defesa de um Desenvolvimento Alternativo – PAPDA e Didier Dominique, membro da Central Sindical e Popular Batay Ouvriyer, chegam ao Brasil em um momento complicado da luta dos trabalhadores haitianos por melhores condições de vida e trabalho. O Haiti possui 80% da sua população vivendo abaixo da linha da pobreza, com uma expectativa de vida de apenas 51 anos. No dia 4/6, dezenas de estudantes universitários foram presos ou ficaram feridos, e um deles foi baleado na cabeça, durante manifestações na capital do país. Os tiros partiram da Polícia local, e também da Minustah.

Um povo, que promoveu a única revolução de escravos vitoriosa na história da humanidade, que derrotou o imperialismo francês, inglês e o norte americano em inúmeros levantes e enfrentamentos continua sendo "punido" historicamente pela sua história e tradição de luta. Em sol

No dia 17/6, às 10h, os haitianos comparecem à audiência pública promovida pelo Senado Federal para discutir os cinco anos da participação brasileira na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti – Minustah. Ainda nessa data, eles se reunirão com membros do Itamaraty.

É fundamental o envolvimento de todos os setores que lutam pelos direitos humanos, pela libertação dos povos, pelos direitos dos trabalhadores e da juventude, e, principalmente, contra a opressão racial estejam envolvidos na construção das atividades que estão sendo preparadas nos diversos estados.

No dia 18 de junho, Carole Pierre Paul-Jacob, dirigente da organização Solidariedade das Mulheres Haitianas – SOFA estará em Salvador. Participe!

Leia também:
Notícias do Haiti: repressão à luta por novo salário mínimo se intensifica
Haitianos vêm ao Brasil reforçar campanha pela retirada das tropas da ONU do país caribenho