Notícias

Atividade da GREVE: Noite da Vigília



Nesta quinta-feira, 05/05, o movimento grevista realizará a Noite da Vigília, atividade que tem objetivo de demonstrar que os professores estão atentos aos movimentos do governo e da Reitoria da UNEB. A Vigília é aberta a toda comunidade e terá uma programação de 24 horas recheada de atividades políticas e culturais, como peças teatrais, cinema, recital de poesia, massoterapia, palestras e oficinas. A concentração será a partir das 15h na sede da ADUNEB, Salvador, Cabula.  A vigília é aberta a todos os professores, estudantes, servidores e organizações sociais que apóiam o movimento grevista. Alguns campi, como o de Juazeiro, também realizarão a Noite da Vigília.

A atividade é uma resposta do movimento às ùltimas declarações do governador sobre a greve nas universidades estaduais. Seja na mídia ou em discursos realizados em eventos oficiais, Jaques Wagner e representantes do governo têm dito que as negociações sobre o decreto de contingenciamento serão feitas, individualmente, com cada Reitor. Além disso, anunciaram que uma contraproposta sobre o Acordo salarial e a “cláusula da mordaça” foi feita aos professores e que o movimento é que se recusa a negociar.

No entanto, o que o governo não diz é que, desde 2009, direitos dos professores, como promoção, progressão e mudança de regime de trabalho, foram bloqueados pelo contingenciamento de verbas imposto por decretos. Para o movimento docente, a discussão do decreto deve ser feita também com o sindicato dos professores e não apenas com os Reitores que, na maioria das vezes, se colocaram ao lado do governo ou silenciaram diante dos ataques.

Além disso, o governo mente quando diz que realizou uma reunião para discutir mudanças na “clausula da mordaça”. No dia 15 de abril, houve uma reunião de representantes do governo com o Fórum das ADs. Na ocasião, o governo fez questão de afirmar que não se tratava de uma reunião de negociação, pois só negociaria com o fim da greve. Essa foi mais uma reunião com o Governo sem soluções concretas. No dia 20 de abril, o coordenador da CODES enviou, por email, uma “proposta” de mudança na redação da cláusula que, na prática, mantinha o congelamento dos salários por 4 anos. Ou seja, não houve contraproposta porque a proposta inicial, já rejeitada pela categoria, se manteve.

A Noite da Vigília será um importante momento para mostrar que a comunidade acadêmica está de olho no Governo e na Reitoria. Participe! Traga o seu lençol, instrumento musical, a sua poesia, a sua arte e política! Vamos fazer a noite da virada!  A noite do movimento grevista em defesa da nossa UNEB!