Notícias

Assembleia avalia Campanha salarial 2010



Reunidos em assembleia na última terça-feira, 01 de março, os professores da UNEB avaliaram a campanha salarial 2010, interrompida pelo governo ao impor uma cláusula surpresa que visa amordaçar o movimento por 4 anos, e deliberaram a luta pela retomada das negociações com o prazo para conclusão do acordo até maio, quando começará a campanha salarial 2011.

Na ocasião, a categoria avaliou que o artigo 2 do Acordo de Incorporação da CET (veja aqui), que condiciona a realização de novos acordos com impacto orçamentário apenas para o fim do cronograma de incorporação da gratificação (2015),  como uma estratégia do governo para interromper a negociação e não atender a pauta. Por outro lado, caso as ADs assinassem o Acordo, o governo garantiria o engessamento do movimento. Além disso, como o texto do artigo 2 fala genericamente em “reivindicações que impliquem em impacto financeiro”, deixa em aberto, por exemplo, a possibilidade do governo bloquear as solicitações de mudança de níveis e carga horária.

Vale destacar ainda, que o Movimento docente não assinou o acordo em respeito à deliberação da categoria. Em assembléia geral dos docentes da UNEB, no dia 14 dezembro de 2010, os professores afirmaram, categoricamente, que o documento só seria assinado se estivesse claro que aquele acordo tratava apenas da incorporação da CET, não impondo assim qualquer restrição às iniciativas das ADs quanto ao encaminhamento de suas lutas futuras.

Como ações pela retomada das negociações com o governo e pela retirada da “cláusula da mordaça”, a assembleia encaminhou uma panfletagem na UNEB, no dia 28 de março, com o objetivo de denunciar a postura do governo durante o desfecho da campanha salarial 2010 e o novo decreto de contingenciamento. Nos dias 04 e 05, haverá discussões nos departamentos sobre esta conjuntura.

Ainda como parte das mobilizações ficou aprovada a primeira paralisação de 2011, tirada como indicativo na última reunião do Fórum das ADs para ocorrer, em conjunto com as demais ADs, no próximo dia 30. Todavia, verificou-se que a data indicada não será possível para a ADUNEB visto que haverá coincidência com o período de concurso na Universidade. Além disso, considerando que início do semestre na UNEB será dia 28/03, a ADUNEB só teria dois dias para organizar a paralisação. Neste sentido, a assembleia definiu o dia 13/04 como mais adequado para garantir uma maior participação  da comunidade acadêmica na paralisação. A ADUNEB já comunicou a decisão da sua assembléia ao Fórum, solicitando que as demais ADs considerem a possibilidade de aprovar o dia 13/04 para a realização da paralisação conjunta.

A Assembléia deliberou, ainda, pela realização do III Congresso da ADUNEB. Todas as atividades relativas à estrutura e funcionamento desse evento serão definidas pela comissão organizadora, composta pelos membros da diretoria da entidade e aberta à participação de qualquer professor. Os interessados em compor a comissão devem mandar um email para aduneb@atarde.com.br indicando a sua disposição.