Notícias

Comunidade Universitária protesta na Lavagem do Bonfim



Na manhã desta quinta-feira, 13 de janeiro, professores, estudantes e servidores das quatro Universidades Estaduais da Bahia participaram da lavagem do Bonfim com o bloco “Lutando com muita fé”. A participação no cortejo foi uma das diversas ações conjuntas deliberadas pelo Fórum das Entidades que reúne as entidades estudantis, de docentes e técnicos das UEBA.

Com camisa estilizada, bonecos gigantes, faixas, pirulitos e cartazes, ao som de uma bandinha de fanfarra, os três setores unificados denunciaram, para a população baiana, a política de descaso do governo Wagner com as universidades estaduais.  Na camiseta, “Fitinhas do Senhor do Bonfim” personalizadas traziam as principais reivindicações do movimento unificado: “mais respeito às universidades”; “revogação da lei 7176/97”;  “contra o estrangulamento orçamentário”; “contra a intervenção nas universidades”; “concurso para docentes e técnicos” e “permanência estudantil”.

Na ocasião, os professores denunciaram também a tentativa do governo de engessar o movimento docente ao impor uma clausula no acordo de negociação da incorporação da CET (campanha salarial 2010). Com esta clausula, novas negociações salariais só teriam efeitos financeiros após a incorporação integral da CET, ou seja, em 2015.

O bloco chamou atenção da população que assistia o cortejo e recebeu diversas declarações de apoio e solidariedade. Para a diretoria da ADUNEB, a participação nas festas populares é muito importante para dar visibilidade à luta dos professores e dialogar com a população baiana. Contamos com a sua participação nos cortejos que virão!

  Veja a galeria de fotos aqui.