Notícias

Sou professor, sou ANDES-SN!



Na última quinta- feira, 21 de outubro, docentes das universidades federais, estaduais e particulares, de todos os cantos do país, realizaram um ato em Brasília em defesa da autonomia sindical do ANDES-SN. A categoria se somou às dezenas de entidades dos movimentos sindicais, estudantil e sociais que também enviaram representantes para a manifestação em solidariedade ao sindicato nacional. Trabalhadores do campo e da cidade, sem-teto, sem-terra, quilombolas, representantes de comunidades remanejadas em função das obras da Copa do Mundo se uniram à luta dos professores.

Fruto da mobilização unificada, o Ministro do Trabalho e Emprego – MTE, Carlos Lupi, se comprometeu publicamente a reverter o ato administrativo que dificulta a atuação do ANDES-SN no Estado de Santa Catarina, agendando uma reunião com sindicato para o próximo dia 03/10. Para Marina Barbosa, presidente do ANDES, esta foi uma importante conquista, pois há meses o sindicato tentava contato com o Ministro e não obtinha retorno. “Este ato representa a importância da união de todos estes movimentos. As diversas categorias aqui representadas vieram defender o ANDES, pois sabem que este sindicato representa uma alternativa de independência ao governo. O ministro ter vindo falar conosco, representa uma vitória e demonstra que a força da manifestação é o caminho para defendermos nossos direitos" , ressaltou.

Docentes e estudantes baianos também estiveram presentes no ato. Dois professores representaram a ADUNEB na manifestação, e um ônibus com estudantes que constroem a ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes – LIVRE) no Estado também foi à Brasília para defender a legitimidade do ANDES-SN em representar os docentes das Instituições do Ensino Superior.
 

 

*Com informações do ANDES-SN e da CSP Conlutas.