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“Os desafios da Docência no Ensino Superior” foi tema da palestra em comemoração ao dia professor



Como parte da comemoração do Dia do Professor, a ADUNEB realizou uma palestra, por videoconferência, cuja temática abordou os desafios atuais para o exercício da docência no Ensino Superior. A palestra foi transmitida da sala de reunião da reitoria, no dia 14 de outubro, véspera da data comemorativa, para os departamentos da UNEB, possibilitando assim que professores e alunos dos diversos campi da universidade acompanhassem e interagissem com a discussão ao vivo.

A atividade contou com a presença dos palestrantes Zoraya Marques, professora do departamento de Serrinha da UNEB e pesquisadora na área da Educação, e de professor Carlos Zacarias, que lecionou da UNEB durante 16 anos, foi diretor da
ADUNEB por duas gestões e, atualmente, é professor da UFBA.

Professora Zoraya destacou a profissão como um exercício constante de aprendizagem. “Nós professores não aprendemos a ser professor de forma definitiva, mas sim inconclusiva e provisória. Estamos sempre reaprendendo a ser professor”, argumentou Marques. Na sua fala, a palestrante destacou ainda o papel da docência em pensar, sentir e refletir sobre a profissão e a universidade, no entanto, verificou em seus estudos que o quadro atual de docentes das instituições de Ensino Superior não favorece a essa prática. Segundo Zoraya, conforme dados do INEP (2005), apenas 16,9% dos professores possuem regime de dedicação exclusiva, enquanto 44,1% são horistas. “Os professores que são horistas, ou seja, que ainda não constituem, de fato, uma estreita relação com a instituição é a imensa maioria. E isso faz diferença na condição de indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão”. Além disso, para a pesquisadora, a estrutura física da universidade e as condições de trabalho são fundamentais para o exercício docente de qualidade.


Carlos Zacarias, na sua apresentação, sintetizou a reflexão sobre o tema em três aspectos: o desafio da humildade, o desafio da consciência e o desafio da organização. Sobre o primeiro desafio, Zacarias destaca a importância de ter humildade e entender que é necessário aprender com a história da UNEB e com os sujeitos sociais dessa história. O desafio da consciência, para ele, relaciona-se com a necessidade do professor superar a consciência local, restrita ao seu departamento e aos problemas individuais na profissão, e avançar para uma consciência coletiva. Este desafio, por sua vez, é fortalecido com a organização dos professores nos seus instrumentos de classe. O desafio da organização, portanto, é fundamental para a constituição desta consciência coletiva. “Com estes desafios superados, percebemos melhor o nosso papel dentro da sociedade: a nossa relação mediatizada com o mundo da produção. Nós não produzimos a riqueza do país, mas mediamos a relação da classe que produz com o mundo da cultura”, pondera Zacarias, observando ainda a necessidade de exercermos nosso papel sem estabelecermos relações subalternas com os grupos dirigentes, pois segundo ele “quando rompemos essa lógica, nós fazemos uma mediação de um ponto de vista diferente, exercendo uma contraposição na sociedade ao descortinar as formas de dominação”, conclui o palestrante.


Após as explanações, os professores, através da videoconferência, puderam fazer perguntas diretamente dos seus departamentos.  Para a diretoria da ADUNEB, a discussão foi extremamente enriquecedora e a experiência da videoconferência bastante interessante para a realização de debates como este.


Ainda como parte das ações em comemoração ao dia do professor, a ADUNEB publicou no aduneb-mail 364 uma entrevista especial com a Profª. Drª. Denise Lemos sobre a precarização do trabalho docente. Além disso, enviou para todos os professores da UNEB, através dos diretores de departamento, chaveiros e marcadores de página personalizados com a logomarca da ADUNEB, bem como um folder de apresentação do sindicato convidando os professores a se filiar à entidade.

Veja mais fotos da palestra aqui.