Enviar Notícia para um amigo
Imprimir
ADUNEB-Mail
ADUNEB-Mail 2013 – Edição 470 (29/05/13)

Fórum das ADs indica aprovação da contraproposta do governo à categoria
 
Conquista do Movimento Docente inclui incorporação da CET toda este ano e 7% de aumento no salário-base em 2014
 
Na noite desta terça-feira, 28.05, o Fórum das ADs, composto pela ADUNEB e pelas demais Associações Docentes (ADs) das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) conseguiu uma contraproposta salarial do governo com avanços significativos, que serão indicados à categoria para que aceite o acordo. Agora, o documento será avaliado pelas Assembleias Gerais (AG) das Ueba. 
 
Até o entendimento entre as partes foram necessários cinco meses de duras discussões com os representantes do governo e muito tensionamento nas negociações, principalmente nos últimos dois dias, em que foi preciso a mediação do Fórum dos Reitores. A atuação séria do MD na mesa setorial conquistou a incorporação total do restante da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) para este ano, sendo 9% em maio, 9% em novembro, e 5,20% em dezembro. A contraproposta assegura ainda o reajuste salarial, para todas as classes e níveis, de 7% para 2014, dividido em 4% para junho e 3% para dezembro. O documento menciona que o aumento do salário-base é independente e não traz nenhum prejuízo ao reajuste geral anual dos servidores públicos.
 
Segundo os professores que compõem a mesa setorial, a conquista da categoria se deve à mobilização do conjunto dos professores e a unidade de ação entre o Movimento Docente das quatro ADs. Nos últimos anos, a maioria das categorias que reivindicou reajuste salarial ao governo Wagner não obteve êxito ou conseguiu apenas por meio de gratificações, incentivos e não no aumento no salário-base, como o conquistado pelos docentes. O acréscimo no vencimento básico garante, entre outros fatores, melhor ganho durante a aposentadoria. 
 
De maneira responsável o MD fez a análise da conjuntura política, econômica e concluiu a impossibilidade de alcançar resultados ainda mais expressivos neste momento. A radicalização não traria maiores ganhos ao trabalhador docente. As ações do MD são pautadas na seriedade e compromisso com a categoria, fato que ficou evidenciado no dia 03.05, quando o Fórum das ADs foi o único movimento sindical a se posicionar contrário ao acordão espúrio entre o governo e os demais 18 sindicatos sobre o reajuste linear (leia aqui)
 
Além dos professores que representam o Fórum das ADs e ANDES-SN, participaram da mesa setorial, nesta terça-feira, os reitores Lourisvaldo Valentin (Uneb), José Carlos Santana (Uefs), Paulo Roberto Santos (Uesb), Adélia Pinheiro (Uesc), e os secretários de governo Manoel Vitório (Saeb), Osvaldo Barreto (Sec) e Paulo Cézar Lisboa (Serin). A ADUNEB esteve presente por meio da diretora estadual Daniela Santos e das diretoras executivas Sinoélia  Pessoa e Zózina Almeida, que também é coordenadora do Fórum das ADs.
 
Na próxima terça-feira, 04.06, às 14h, a ADUNEB realiza Assembleia Geral Ordinária Docente para avaliar a proposta do governo e possível aprovação pela categoria. A AG acontece no auditório Jurandir Oliveira – Departamento de Educação - Campus I, em Salvador. 
 

Contraproposta saiu depois de dois dias de tensa reunião

 
Corpus Christi
 
A Diretoria da ADUNEB informa que a sede da Associação, localizada no Campus I - Salvador, não irá funcionar nos dias 30.05, quinta-feira, e 31.05, sexta-feira, devido ao feriado de Corpus Christi. As atividades retornam normalmente em 03.06, segunda-feira .
 
 
Doze de junho é dia de luta unificado da jornada que começou com a Marcha em Brasília

Doze de junho. Esse é um dia para ir às ruas exigir a anulação da reforma da previdência de 2003 comprada com o mensalão e unificar as categorias em suas diversas bandeiras de luta.
 
A Marcha em Brasília, de 24 de abril, foi um sucesso. Mas esse foi só um passo na luta contra as políticas do governo Dilma-PT. A continuidade dessa grande jornada de lutas é fundamental, unificando as categorias em torno de suas reivindicações, a partir do envolvimento de todos os setores que compõem o Espaço Unidade de Ação.
 
 
Fonte: CSP-Conlutas
 
 
58º CONAD discute organização da categoria e unidade classista
 
 
Acontece de 18 a 21 de julho deste ano o 58º Conselho Nacional do ANDES-SN (CONAD). Com o tema central “ANDES-SN: Sindicato de luta, ampliando a organização da categoria e a unidade classista dos trabalhadores”, a atividade será sediada pela SEDUFSM, em Santa Maria – RS.
Segundo a comissão organizadora, as contribuições ao Caderno de Textos deverão ser entregues, por e-mail, até o dia 5 de junho. Os textos que chegarem à sede do ANDES-SN de 6 de junho a 4 de julho irão compor o anexo ao caderno de Textos. A publicação será realizada em 8 de julho.
 
Os textos propostos pelas seções sindicais e sindicalizados deverão estar coerentes com os temas que serão discutidos no evento.
 
Tema I: Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do ANDES-SN frente às ações estabelecidas no 32° CONGRESSO; 
Tema II: Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores; 
Tema III:Avaliação e atualização do plano de lutas: Setores; 
Tema IV: Questões organizativas e financeiras.
 
Mais informações

Fonte: ANDES-SN

 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE
 
Salvador, 29 de maio de 2013.
 
A Diretoria Executiva Colegiada da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia – ADUNEB – Seção Sindical do ANDES – SN, no uso de suas atribuições e de acordo com o que dispõe o seu Estatuto, convoca seus associados para uma ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE, a realizar-se no dia 04 DE JUNHO DE 2013 (TERÇA-FEIRA), no AUDITÓRIO JURANDIR OLIVEIRA – CAMPUS I (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO), às 14h, em primeira convocação, e, às 14h30, em segunda convocação, com qualquer número.
 
Pauta: 
 
Informes.
Avaliação da negociação com o governo: Deflagração da greve.
Encaminhamentos.
O que ocorrer.
 
 
Diretoria Executiva Colegiada ADUNEB

Filie-se à ADUNEB, é fácil e rápido se filiar, clique aqui
Colega, fortalecer o sindicato é fortalecer a luta em defesa de nossas reivindicações.
Se você ainda não é filiado, filie-se!
Juntos somos fortes!
Visite as páginas abaixo e se conecte com a luta!
Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula - CEP. 41195-001 - Salvador - BA
Telefone: (71) 9 9980-5768. E-mail: aduneb@aduneb.com.br | Jurídico: juridico@aduneb.com.br
aduneb.com.br