Aduneb-Mail

ADUNEB-Mail 2017 – Edição 716 (06/09/17)

 Semana de intensificação das lutas das Ueba

Atividades de mobilização acontecerão em todas as Universidades Estaduais da Bahia

Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) nesta próxima semana, de 11 a 15 de setembro, intensificam as mobilizações em defesa da educação pública e da categoria docente. A ação está em concordância com as indicações do Fórum das ADs. A atividade inclui também o Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Paralisação em Defesa dos Serviços Públicos e contra a Reforma da Previdência (14 de setembro), organizado por ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe, incorporado ainda ao calendário de lutas da CSP-Conlutas (leia matéria neste mesmo boletim eletrônico).

De acordo com a diretoria da ADUNEB, a expectativa é que as atividades aconteçam em vários campi da Uneb, tanto na capital quanto no interior. No campus de Salvador, de segunda a quarta-feira (11 a 13), em horários alternados acontecerão atividades com carro de som. Na quinta e sexta-feira (14 e 15) os professores farão panfletagem e diálogo com a comunidade acadêmica. A proposta é que os campi do interior também organizem mobilizações durante a semana. Essas são mais ações do Fórum das ADs na tentativa de pressionar o governo Rui Costa a negociar a pauta de reivindicações da categoria docente (leia mais).

ADUNEB na Estrada

Nos dias 13 e 15 também acontecerá duas atividades do ADUNEB na Estrada. Na quarta-feira (13), a partir das 19h, a reunião será no campus de Eunápolis. Já na sexta-feira (15) a atividade acontecerá em Teixeira de Freitas, às 9h. As pautas das reuniões, entre outros assuntos, serão sobre a reforma da previdência, as alterações no Planserv e a política nacional de ataques às universidades públicas estaduais, além de discutir as questões locais. O ADUNEB na Estrada é um projeto do sindicato dos professores, em que diretores da entidade percorrem os campi da universidade para conhecer e debater, com a comunidade acadêmica local, os problemas que impactam a Uneb e a educação pública superior. Para a conversa, a ADUNEB convida todos os professores, técnicos e estudantes interessados.

Redes sociais

Para os dias 14 e 15 as quatro associações docentes, Aduneb, Adufs, Adusc e Adusb planejam uma ação conjunta de compartilhamento de matérias, ilustrações e memes no facebook. As mensagens serão para alertar sobre a crise das Ueba e denunciar a falta de comprometimento do governo Rui Costa com a resolução dos problemas. Todos os interessados estão convidados a ficarem atentos e participarem das ações.


 

Alteração da data da assembleia geral docente

A diretoria da ADUNEB informa que a próxima assembleia geral docente, que seria realizada no dia 13 de setembro, foi transferida para o dia 18 do mesmo mês. A atividade acontecerá no auditório da ADUNEB, no campus I, em Salvador. A pauta única continuará sendo a mesma já divulgada anteriormente: Eleição de delegados da ADUNEB ao 3º Congresso da CSP-Conlutas.

A ADUNEB ressalta ainda que, como de costume, todos os professores filiados ao sindicato, dos campi do interior, que vieram à assembleia terão os custos de suas passagens terrestres reembolsados. Para tanto, conforme deliberado em assembleia, solicita-se que o setor financeiro do sindicato seja avisado com 24h de antecedência.

Diretoria ADUNEB


RETIFICAÇÃO - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE

Salvador, 04 de setembro de 2017.

 A ADUNEB - SEÇÃO SINDICAL DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e de acordo com o que dispõe o seu Regimento, convoca seus associados para uma ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE, a realizar-se no dia 18 DE SETEMBRO DE 2017 (SEGUNDA-FEIRA), no AUDITÓRIO DA ADUNEB – CAMPUS I, às 14h, em primeira convocação, e, às 14h30, em segunda convocação, com qualquer número.
 
Pauta única:
 
Informes,
Eleição de delegados da ADUNEB ao 3º Congresso da CSP-Conlutas,
O que ocorrer.
 
 
José Milton Pinheiro de Souza
Coordenador Geral


Saeb prorroga prazo para recadastramento funcional dos servidores do estado

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) prorrogou o prazo para que o servidor público faça o recadastramento funcional obrigatório. A nova data limite é o dia 17 de setembro.

De acordo com informações da Saeb, a atualização de dados, obrigatória, é destinada aos servidores efetivos, temporários e estagiários, em todas as circunstâncias: em atividade, férias, licenças, afastamentos, à disponibilidade de outro órgão ou em mandatos eletivos. Quem não fizer o recadastramento no prazo determinado, de acordo com o capítulo V do Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia (Lei 6.677/94), poderá sofrer às penalidades previstas na citada norma. 

A diretoria da ADUNEB reforça aos professores sobre a importância de efetuar o recadastramento para que não sejam excluídos da folha de pagamento. Porém, alerta à categoria para que fique atenta a qualquer outra solicitação do governo do Estado que, por ventura, possa vir conjuntamente com o recadastramento, a exemplo da adesão ao PrevBahia, fato que a ADUNEB, o Fórum das ADs e o ANDES-SN são veementemente contrários (leia mais).

Para fazer o recadastramento é necessário que o servidor preencha o formulário disponibilizado no Portal do Servidor (aqui). A senha para o recadastro é a mesma utilizada para acessar o contracheque online. Caso não tenha a senha ou não consiga o acesso, será necessário entrar em contato com o setor de Recursos Humanos da Uneb (71) 3372-7259.



14 de setembro: Dia de Lutas e Paralisação em Defesa dos Serviços Públicos
 
No dia 14 de setembro, docentes de todo o país participam do Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Paralisação em Defesa dos Serviços Públicos e contra a Reforma da Previdência. Nesta data, docentes, estudantes, técnico-administrativos em educação, trabalhadores de outras categorias e representantes de movimentos sociais e populares realizarão atos em diversos estados contra o desmonte dos serviços públicos. Além do ANDES-SN, a Fasubra e o Sinasefe – entidades sindicais do setor da educação federal – também incorporaram a data em seus calendários. Ainda no dia 14, metalúrgicos de todo o país preparam uma forte resistência nas ruas e nas fábricas para barrar os ataques do governo federal. 
 
Além de lutar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 - da contrarreforma da Previdência - e o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), os docentes exigem também a revogação das leis da Reforma Trabalhista e da Terceirização, e da Emenda Constitucional (EC) 95/16 – a qual congela os gastos públicos por 20 anos -, que têm impactado duramente as instituições e institutos federais de ensino.
 
A data de mobilização, 14 de setembro, foi apontada na reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, no dia 18 de agosto, a partir da reunião ampliada do Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que encaminhou pela realização de um dia de lutas em setembro em defesa dos serviços públicos e em oposição às contrarreformas. 
 
Ainda na reunião do Setor das Federais, os docentes decidiram realizar uma rodada de assembleias gerais nas seções sindicais do ANDES-SN, até o dia 6 de setembro, para debater estratégias de combate aos ataques aos trabalhadores e aos serviços públicos, além de deliberar sobre a paralisação de 14 de setembro. 
 
O Dia Nacional de Lutas também foi aprovado na reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, que ocorreu de 1 a 3 de setembro, em São Paulo (SP), e incorporado no calendário de lutas da Central.


 
Fonte: ANDES-SN
http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=9032 
 
 
Versão E-mail