Aduneb-Mail

ADUNEB ORGANIZA O DEBATE CEM ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA

 O Campus I na Uneb recebe nesta quarta-feira (03) o debate “Cem anos na Revolução Russa”. A atividade será a segunda etapa da I Jornada de Formação Política, organizada pela ADUNEB, que começará a partir das 14h30, no auditório do sindicato. Os expositores serão os professores Antonio C. Mazzeo (USP) e Luiz B. Pericás (USP). O debatedor será o professor Milton Pinheiro (Uneb). A entrada é gratuita e aberta a todas/os as/os interessados.

Segundo a diretoria da ADUNEB, refletir sobre o centenário da Revolução Russa se faz necessário, pois o fato representa um dos mais importantes eventos históricos do século XX, que pautou a geopolítica mundial de 1917 até 1991. No atual momento político do Brasil, de ofensiva do neoliberalismo, é fundamental revisitar a história: repensar o passado, para intervir no presente objetivando a construção do futuro. A atividade debaterá, entre outros pontos, as influências da Revolução Russa na história contemporânea, o papel do Estado, a economia planificada e a livre associação dos trabalhadores. Trata-se, portanto, de pensar as formas de organização dos trabalhadores na luta e classes.  
 
Os professores/as do interior, filiados/as à ADUNEB, que solicitarem participação no evento e informarem com 48h de antecedência, terão os custos das passagens terrestres arcadas pelo sindicato, nos mesmos termos do que ocorrem nas assembleias docentes. 
 
O evento foi idealizado e produzido pelo Grupo de Trabalho da ADUNEB de Política de Formação Sindical (GTPFS). O grupo atua em conformidade com as ações do ANDES-SN, que tem promovido em várias regiões do país cursos de formação político-sindicais.

 
Versão E-mail