Aduneb-Mail

ADUNEB convoca a categoria docente para reunião aberta sobre direitos trabalhistas

 

Amanhã, terça-feira (14), às 14h, na sede da ADUNEB, em Salvador, acontece uma reunião aberta para discutir os temas relativos à garantia dos direitos trabalhistas, que dizem respeito aos docentes da Uneb, a exemplo das filas de espera para promoção, progressão, alteração de regime de trabalho e adicional de insalubridade. A proposição da atividade se deu em virtude da grande quantidade de processos dependes, referentes à questão. O espaço será para refletir e tirar encaminhamentos sobre os próximos passos do Movimento Docente, frente à problemática e negociações com o governo do Estado e a reitoria. 

A pauta dos direitos trabalhistas é uma reinvindicação histórica da ADUNEB, desde a conquista do Estatuto do Magistério Superior até as constantes mobilizações em torno do tema, a exemplo da greve de 2015 das Universidades Estaduais Baianas que, entre outras vitórias, conquistou a implantação de centenas de processos represados naquele período de promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho, que estavam parados naquele período (leia aqui). Contudo, apesar da conquista, devido a uma nova série de limitações impostas pelo Governo do Estado e pela reitoria, os processos posteriores à greve voltaram a ficar travados.  
 
Para a diretoria da ADUNEB, é de fundamental importância a reunião que acontecerá para debater o tema, sobretudo com a presença dos professores que estão submetidos a essa situação. O sindicato, como sempre faz, atuará na garantia dos direitos trabalhistas e do Estatuto do Magistério Superior, principalmente, frente a atual conjuntura política de retirada de direitos. 
Versão E-mail